terça-feira, 28 de agosto de 2012

A Biografia de Manoel Maurício de Albuquerque.

Vamos mostrar a vocês um pouquinho sobre a história de nosso Patrono.

  Manoel Maurício de Albuquerque nasceu no Estado de Alagoas em 1927 e faleceu no Rio de Janeiro em 1981, foi um professor, geógrafo e historiador brasileiro.

  Manoel Maurício de Albuquerque era bacharel e licenciado em História e Geografia pela antiga Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil, hoje IFCS/UFRJ. Lecionou no antigo ginasial (hoje, ensino médio) e em cursos pré-vestibulares, no Rio de Janeiro. Foi professor assistente de História do Brasil no IFCS/UFRJ, titular de História Econômica do Brasil na PUC do Rio de Janeiro e professor titular de História Diplomática do Brasil e História da América no Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores. Manoel Maurício foi conferencista em cursos de aperfeiçoamento no Arquivo Nacional, no Conselho Nacional de Geografia e no IBGE, além de ter ocupado o função de geógrafo do Conselho Nacional de Geografia. Foi documentarista do extinto Instituto Nacional de Imigração e Colonização.

  O  inesquecível professor de História Manoel Maurício de Albuquerque, também era conhecido como 'China'. O professor tinha evidentemente, para merecer o apelido, os olhos meio puxados, embora fosse (alagoano). Não tinha nada de chinês. Ele fumava ininterruptamente, dava aula fumando e equilibrava o giz e o apagador com a mesma mão com que administrava o cigarro.

  Sobre a vida e a obra desse pesquisador, Eulália Maria Lahmeyer Lobo publicou o livro Manoel Maurício de Albuquerque: mestre-escola, bem-amado, historiador maldito (1987).
Seu nome foi postumamente reverenciado com a criação do Centro de Estudos Manoel Maurício de Albuquerque, o CEMMA, que tem como objetivo principal preservar a imagem de seu patrono.




          
      O Colégio Estadual Professor Manoel Maurício de Albuquerque existe desde 1984.

4 comentários:

  1. Desejo saber o endereço do CEMMA, para doação de material
    rhomedes@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Tem muita história o Prof. Mauricio de Albuquerque. Fui aluna dele no Colégio Frederico Ribeiro, Rio. Alunos saiam de outras salas, sentavam-se no chão para ouvi-lo. É o meu professor inesquecivel. Humilde e sábio. Faleceu jovem, vitima do regime politico da época. Saudades.

    ResponderExcluir
  3. fui aluna do prof.: Manoel Maurício no Colégio Acadêmico no Humaitá, que saudade hoje me lembrei dele e ao pesquisar encontrei esta página com ele aprendi a querer saber mais sobre nós.Amo MEU MESTRE.

    ResponderExcluir
  4. também fui aluna dele no Colégio Princesa Isabel-RJ. Espetacular!!

    ResponderExcluir